Blog do Andreoli

Arquivo : agosto 2015

Pinceladas sobre o Brasileirão, onde as cores são pretas e brancas
Comentários 9

andreoli

Corinthians e ateltico mineiro

Quem olha a tabela do Brasileirão não precisa ser nenhum adivinho para ver que os líderes, Corinthians e Atlético Mineiro, estão deitando e rolando nesse Campeonato.

O time comandado pelo certeiro Tite massacrou a Chapecoense em casa, que não costuma dar mole lá, tanto é que tinha perdido apenas uma partida para o São Paulo, antes dessa derrota. Mas dessa vez, antes dos quinze minutos, o Timão passou por cima dos catarinenses, e com isso livrou quatro pontos de vantagem sobre o Atlético.

É, mas o alvinegro mineiro também não deixou barato e não deu chance ao Fluminense com Ronaldinho Gaúcho e tudo. Ganhou por dois a um e, mais, é o time que pode ser o primeiro a almejar a liderança do Timão.

O Grêmio permanceu no terceiro posto e o Palmeiras voltou ao G4.

Falando no Verdão, me disseram que aconteceu uma conversa, mantida à sete chaves, em relação a contratação de Pato. Queriam arrumar um time do exterior que ficasse cinco meses com o jogador, para repatriá-lo em janeiro, pois o Clube quer montar um timaço para 2016. Vamos esperar para ver o próximo capítulo dessa novela que acaba em breve, com o fechamento da janela européia.

Por isso mesmo, com ou sem essa jogada de mestre do Palmeiras ou por esse sonho de verão, Pato deve ir mesmo embora. E isso deixou o técnico Osório estressado. Para ele será uma traição da direção do Clube, que prometeu mundos e fundos e não cumpriu. Mesmo assim, goleou a Ponte Preta assumindo a quinta colocação.

No quesito elenco, acho que o mais armado é o Palmeiras, que tem bala na agulha para as duas competições, Copa do Brasil e Brasileirão com os seus  mais de vinte contratados. E ainda agora reforçado por esse talento de Gabriel Jesus. Vamos esperar para ver o que acontece.

É isso. Quero agradecer aos leitores desse Blog, nesses seis meses, e dizer que foi um prazer imenso escrever todos os dias, assuntos que mexeram com a paixão dos torcedores que passaram por aqui. Continuarei com a minha coluna em meu site.

Um abraço e até breve.

Visite o nosso site: www.luizandreoli.com.br

Siga a nossa página no Instagram: @luizzandreoli


Ronaldo Giovanelli assume gol do Corinthians
Comentários 5

andreoli

No meio do Campeonato Paulista, o goleiro Carlos, que era da Seleção Brasileira, perdeu lugar para o novato Ronaldo, hoje comentarista da Band.

Dá uma olhada como foi essa mudança no Corinthians da época, na minha reportagem.

Blog do Andreoli: Ronaldo Giovanelli assume o gol do Corinthians

Visite o nosso site: www.luizandreoli.com.br

Siga a nossa página no Instagram: @luizzandreoli


Flamengo e Coritiba em 87, na estreia de Adílio contra o ex-time
Comentários 1

andreoli

Adílio foi um dos principais jogadores do Flamengo na década de 80. Saiu do time da Gávea e foi para o Coritiba.

Acompanhe os gols dessa partida, com a narração do meu companheiro Galvão Bueno.

Blog do Andreoli: Flamengo x Coritiba na estréia de Adílio
Visite o nosso site: www.luizandreoli.com.br

Siga a nossa página no Instagram: @luizzandreoli


Preparo físico é o maior inimigo do Brasil no esporte
Comentários 5

andreoli

Bene Kaka Pele Arabiaaa jose mauricio

A história não é de hoje. Segundo o professor de Educação Física José Maurício de Oliveira que dá aulas a crianças e adolescentes, a garotada agora quer saber de joguinhos de videogame. Não se brinca mais e o interesse pelos esportes está menor, pelo pouco incentivo de seguidos governos e pelas próprias escolas.

O interese principal é pelo futebol e áreas como basquete, handeball e vôlei são as outras opções mais procuradas pelos alunos.Assim mesmo, por falta de interesse, eles preferem ficar fora das atividades porque as oportunidades de se tornarem atletas de ponta são mínimas e, com isso, poderemos sofrer nas próximas competições internacionais , como Olimpíadas, Panamericanos e Mundiais. Não estamos preparando a nossa juventude como deveríamos, diz José Maurício.

Opinião igual e mais contundente ainda é de Benê Ramos, preparador físico desde 73. Ele esteve ao lado de Osvaldo Brandão, naquele time do Corinthians campeão paulista de 77, depois de 23 anos na fila. Benê trabalhou ainda no Palmeiras, Santos e Portuguesa, e passou a técnico, dirigindo equipes na Arábia Saudita, Japão e China, lugares onde conquistou alguns títulos. Conhece bem os bastidores do esporte e da preparação de atletas.

Pela sua experiência, Benê sabe que falta estrutura para quem quer ser profissional. Falta gente especializada para formar esses futuros campeões e, nesses tempos de escasses, vivemos de valores individuais como de algumas estrelas, por exemplo, da ginástica olímpica: Arthur Zanetti e Diego Hipólito, da natação de Cielo e Tiago Pereira e alguns outros meninos que surgem, mas que treinam nos Estados Unidos.

Benê Ramos ainda destaca a preparação feita na Alemanha no futebol, que resultou no título mundial. Nos treinos feitos em Universidades, os principais valores tinham seis treinadores em campo. Um para o gol, outro para zaga e assim por diante, nos demais setores. E ainda fisiologistas, médicos e equipe nutricional para cuidar de 50 alunos, entre 10 e 15 anos de idade.

No Brasil, um professor cuida de centenas, sozinho. Nossos “hermanos” argentinos trabalham seus jovens com um rodízio de seis professores para cada quarenta alunos. Uma distância enorme do que acontece nas escolas públicas, privadas e nos clubes, que cada vez mais se distanciam dos futuros atletas, com raras exceções como o clube Pinheiros, Paulistano, Minas Tênis, Flamengo e outros poucos.

Precisamos ficar de olho no material humano e imitarmos as coisas boas que estão fazendo lá fora, em termos de preparação, motivação e futuro dos atletas que querem fazer disso uma carreira. Senão, vamos dar vexames nas próximas competições internacionais.

Benê Ramos dá ênfase a um plano de emergência governamental para descobrirmos e formarmos atletas, focando na educação desde cedo e, principalmente, tirando esses meninos das drogas, pois o esporte é o caminho mais curto para isso.

Visite o nosso site: www.luizandreoli.com.br

Siga a nossa página no Instagram: @luizzandreoli


São Paulo, como visitante, deu dois presentes ao anfitrião Flamengo
Comentários 9

andreoli

osorio sp

O São Paulo mostrou que precisa melhorar muito se quer alguma coisa nesse Campeonato Brasileiro.

Mesmo saindo na frente do Flamengo, com Luis Eduardo, foi um dos visitantes mais generosos, porque deu dois presentaços ao anfitrião, no Maracanã. Thiago Mendes e Auro fizeram as gentilezas do time paulista e deram dois “passes” aos adversários que não deixaram barato e viraram o placar. Ederson e Guerrero, que mostrou ser um “puro sengue” de centroavante, já que ele é fã e tem cavalos de corrida, marcaram para o time da Gávea.

A paciência do  técnico colombiano pode estar acabando. Falei  por aqui que a diretoria do Clube queria Sampaoli, com quem teve uma conversa antes de Osório. Mas o argentino tinha informações da crise financeira no tricolor e não veio, preferindo ficar na Seleção do Chile. Agora, com o desmanche que o São Paulo sofreu pela falta de grana, se desfazendo de  vários jogadores, pode ficar sem Pato se o Corinthians vender seu passe.

O que foi prometido a Osório foi bem diferente da entrega. Com esse papo do convite da Seleção do México e a pressão de sua família, seu futuro é incerto no Brasil. Só falta o tricolor ficar sem técnico a essa altura do Campeonato.

E mais. O time não sabe jogar fora de casa. Dos onze jogos como visitante, perdeu sete, empatou um e venceu apenas três. Muito pouco para um time que quer ser campeão.

E a polêmica de jogar com Luis Fabiano e Ganso, deixou uma coisa clara. Se está  ruim com eles, fica bem pior sem esses dois jogadores. Com essa derrota, o São Paulo ficou fora do G4,com os mesmos trinta e um pontos. A sorte é que Fluminense, Palmeiras, Sport e Atlético Paranaense, não fizeram a lição de casa e foram derrotados.

Vamos ver que cartas a diretoria e o técnico Osório vão tirar do bolso do colete para superar essa fase do Clube.

Visite o nosso site: www.luizandreoli.com.br

Siga a nossa página no Instagram: @luizzandreoli


Cuca fez história nessa partida do Grêmio marcando quatro gols
Comentários 1

andreoli

No final dos anos 80, pela Copa União, que antecedeu o Brasileirão, o Grêmio goleou o Goiás por quatro a zero. E pásmem, os quatro gols marcados por Cuca, que hoje é técnico de futebol.

Vale a pena acompanhar esse vídeo, principalmente os gaúchos que vão matar as saudades de um dos maiores narradores de todos os tempos. Celestino Valenzuela, que hoje está com 87 anos de idade.

Vamos nessa!

Blog do Andreoli: Gols de Cuca no Grêmio

Visite o nosso site: www.luizandreoli.com.br

Siga a nossa página no Instagram: @luizzandreoli


Santos fez um estrago e tanto no Corinthians
Comentários 9

andreoli

Ernesto Rodrigues/Folhapresssantos e corinthians copa do brasil

O Santos deitou e rolou diante do Corinthians, na primeira partida do mata mata nas oitavas de final, da Copa do Brasil.

No primeiro tempo, jogando em casa, teve amplo domínio do jogo e o técnico Dorival Júnior neutralizou as principais armas do Timão, que bebeu de seu próprio veneno.

Lucas Lima desequilibrou a partida. Com seus passes, deixando seus companheiros na cara do gol, fez um cruzamento na medida para Gabriel marcar de cabeça, ele que cantou, antes do gol, a jogada para o meia. A diferença não é cantar a bola, mas sim a enfianda na medida dada pelo craque santista, convocado pela Seleção Brasileira.

No segundo tempo, as coisas se complicaram ainda mais para o Corinthians. Luciano, um dos responsáveis pela equipe estar na ponta do Brasileirão, já que a sua entrada mexeu na equipe positivamente, além dos três gols marcados por ele, sofreu um problema no joelho. Caiu numa disputa de bola e sentiu um estalo, sendo substiuído por Vagner Love. Pior que isso. Se a lesão for grave mesmo, a equipe poderá ficar sem essa peça importante nas duas competições, e sabe lá por quanto tempo. Um estrago e tanto para as pretensões da equipe comandada por Tite.

Aos trinta e cinco do segundo, numa tabela santista entre Marquinhos Gabriel e  Lucas Lima, o próprio Marquinhos saiu na cara do gol e detonou Cássio. Dois a zero, abrindo uma boa vantagem do Peixe para a segunda partida, na Arena.

Essa vitória quebrou uma invencibilidade de 11 jogos do Corinthians, que tinha conhecido uma derrota contra o próprio Santos no Campeonato Brasileiro, e terá que reverter essa situação, agora, contra esse mesmo adversário.

Difícil missão do Timão, que não pareceu de longe a equipe que lidera o Brasileirão. Tirar essa diferença, só se voltar a mostrar um futebol bem diferente do que mostrou na Vila Belmiro.

Visite o nosso site: www.luizandreoli.com.br

Siga a nossa página no Instagram: @luizzandreoli


Os erros de arbitragem sempre foram motivos de discussão
Comentários 9

andreoli

O tema arbitragem continua na boca dos torcedores.

Foram muitas as reclamações, de norte a sul, nessa reta final do primeiro turno do Brasileirão. Mas a verdade é que isso acontece desde os tempos de Charles Miller, o pai do nosso futebol. Querem um exemplo disso?

Nessa Copa União,em 87, competição que antecedeu o Campeonato Brasileiro, o juiz José Roberto Wright foi muito criticado por não marcar um pênalti de Ademir em Biro Biro, na partida em que o Cruzeiro empatou com o Corinthians por um a um.

A narração é do companheiro Luiz Alfredo.

Dá uma olhada no vídeo e veja se você daria pênalti na jogada.

Blog do Andreoli: Erro de arbitragem na Copa União
Visite o nosso site: www.luizandreoli.com.br

Siga a nossa página no Instagram: @luizzandreoli


Temos que profissionalizar a arbitragem ou não?
Comentários 7

andreoli

arthur-alvesArthur Alves Júnior

Fim do primeiro turno e a chiadeira em relação à arbitragem foi geral. Cada time apontando erros e mais erros dos homens do apito.

Nesse fim de semana, a direção do Atlético Mineiro saiu irada com a atuação do árbitro do Espírito Santo, Marcos da Penha, na partida contra a Chapecoense. Ele expulsou o jogador Léo Silva, do Galo, depois de uma reunião, onde entrou na parada até o quarto árbitro. A discussão era se ele deveria ser expulso ou tomar o cartão amarelo. E nessa  jogada onde foi marcado um pênalti, que virou falta e foi batida duas vezes, resultou no gol da Chapecoense.

Por essas e muitas outras que acontecem a cada rodada do Brasileirão, diretores de futebol e presidentes de Clubes querem discutir a profissionalização da arbitragem. Mas ela já existe, e a profissão de juiz é reconhecida. Só que as Federações e os Sindicatos, se virassem patrões não aguentariam pagar os encargos empregatícios da CLT, segundo o Vice Presidente da ANAF (Associação Nacional do Árbitros de Futebol), e presidente do Sindicato Paulista dos árbitros, Arthur Alves Júnior. Todas quebrariam. E mais.

Apitando pelas Federações locais, esse árbitros não sobreviveriam com a taxa paga por partida, cerca de dois mil e setecentos reais. O problemas é que muitos deles trabalham em multinacionais e ganham muito mais que isso, e nos Campeonato regionais apitam três jogos no máximo, porque são trinta árbitros participando dos sorteios por partida. Para ele, só a CBF, com o cacife que tem, poderia ser responsável por essas contratações e salários mensais.

Arthur ainda sugere uma Lei complementar, na regulamentação da profissão de juiz, de incentivos às Empresas que patrocinassem as entidades e federações.

Quanto ao nível de arbitragem, há muitas orientações da FIFA e da CBF. Para o presidente do Sindicato de São Paulo, isso deixa os árbitros, as vezes, sem rumo. O árbitro teria que ter mais experiência também.

Apitar jogos da várzea, serem mais flexíveis, pois tem que existir o diálogo entre o jogador e o árbitro, e com respeito. E esse diálogo faz parte de uma boa arbitragem.

A reclamação também é que os árbitros não estejam acompanhando o ritmo dos jogadores. Arthur discorda disso, acha que eles estão super bem preparados e que daria uma média sete para arbitragem nesse Campeonato.

Destacou que o melhor até agora é o mineiro Ricardo Marques. E espera os próximos passos dos Sindicatos, da Comissão de arbitragem da CBF e dos governantes, para se chegar a um denominador comum em relação a profissinalização de fato dos juízes de futebol.

Visite o nosso site: www.luizandreoli.com.br

Siga a nossa página no Instagram: @luizzandreoli


Corinthians, sorte de campeão?
Comentários 17

andreoli

Fonte: FolhaPresscorinthians campeao primeiro turno

As estatísticas mostram que nove vezes o campeão do primeiro turno ficou com o título do Brasileirão.

O Corinthians fechou a décima nona rodada do Campeonato com quarenta pontos, quatro a mais que o Atlético Mineiro, que acabou ficando em segundo depois de perder para a Chapecoense e ficar mais distante do líder.

E o Corinthians foi um time, no primeiro tempo, totalmente dominado pelo Avaí, que abriu o placar com André Lima. Mas contando com o “iluminado” Luciano, empatou a partida com um bonito gol. Ficou barato para o Timão, que no segundo tempo deu uma melhorada, sendo mais ofensivo. Assim mesmo, o Avaí teve um gol de Jessé anulado pela arbitragem, em posição duvidosa.

Mas a sorte está do lado da equipe de Tite. Aos quarenta e três do segundo tempo, mais uma vez, Luciano acertou um pombo sem asa na gaveta, sem chances para o goleirão. Vale ressaltar, que desde a sua entrada no lugar de Vagner Love, os gols voltaram ao time.

Falei de sorte e ela foi primordial aos quarenta e seis, já nos acréscimos. O goleirão Cássio fez a sua parte e defendeu uma bola parecidíssima com a de Luciano. Mas com maior estatura, conseguiu tocar para escanteio. Logo na sequência, foi um escudo na meta corintiana, defendendo três bolas seguidas debaixo do gol. Lembrou o goleiro Rodolfo Rodrigues, numa partida do Santos contra o América, que ficou para a história como uma das defesas mais incríveis de todos os tempos.

E nem mesmo o choro dos rivais que apontam o Corinthians como um time privilegiado na arbitragem, já que não foi marcado nenhum pênalti contra o Timão nesse primeiro turno, tirou o foco da equipe.

Com essa sorte, mesclada com a competência do elenco acertado durante a competição pelo talento de Tite, o Corinthians pode ser mais um a confirmar as estatísticas de terminar o primeiro turno na frente e ficar com título do Brasileirão 2015.

Visite o nosso site: www.luizandreoli.com.br

Siga a nossa página no Instagram: @luizzandreoli