Blog do Andreoli

Jornalistas famosos falam das Olimpíadas que começam daqui um ano no Brasil

andreoli

mascotes olimpiadas

Falta um ano para começarem as Olimpíadas no Rio de Janeiro. Por isso, falei com três importantes jornalistas do Brasil para ver em que pé estamos em relação à estrutura e preparação dos atletas.

Para Mauro Naves, repórter da Globo, falta estrutura de base aos que pretendem e vão disputar um evento tão importante. Para ele, tem gente que nem tênis tem e que almeja algo em termos de competição.

A exceção do nosso futebol, que nunca conquistou ouro nas Olimpíadas, passando muito perto na última perdendo na final para o México. Mauro acha que com esse time teremos mais chances que na Copa e que Neymar, com menos peso nas costas, poderá ter um papel muito importante no time.

Quanto a Dunga, que ninguém sabe se vai continuar, pois depende da permanência de Marco Polo Del Nero na presidência da CBF, Mauro tem certeza que com qualquer um que ocupe o cargo, chegaremos lá. Para o jornalista da Globo, essas Olimpíadas poderão deixar um legado legal, se forem melhorar os ginásios, os aparelhos para aperfeiçoamento dos atletas e os grandes centros de treinamentos.

Já Reinaldo Gottino, apresentador da Rede Record, acha que o Brasil fará uma bela Olimpíada. Tem certeza que tudo ficará pronto em cima da hora, como de costume  por aqui. Tem uma preocupação quanto ao número de medalhas de ouro. A estimativa aproximada de dez, muito pouco para o tamanho do nosso país, segundo Gottino.

Quanto ao futebol, acha que o Brasil vai chegar lá, com Neymar mais maduro. O apresentador do Balanço Geral tem certeza que vamos brigar até o final e dessa vez vamos ganhar. Quanto à herança depois do evento acabar, acha que, a exemplo do Panamericano em 2007, vários ''elefantes brancos'' sobrarão, e nós brasilleiros, mais uma vez, pagaremos essa conta.

Outro jornalista esportivo, Antero Greco da ESPN, concorda com Gottino, que tudo ficará pronto na hora H. E tudo tem que funcionar. A diferença da Copa é que era um único esporte disputado em muitas sedes e agora são vários esportes numa sede só. Em relação ao futebol, a expectativa era que Gallo, o ex-técnico da Seleção Olímpíca, iria treinar o time até a competição. Mas, com a sua saída e entrada de Dunga, a equipe será montanda na última hora, e ''seja o que Deus quiser''. Tudo pode acontecer até a conquista da tão sonhada medalha de ouro.

Quanto ao legado do eventos em nossas terras, Antero acha que seria muito bom a Olimpíada deixar por aqui instalações multifuncionais e modernas. Essas reformas não poderão ser feitas no ''tapa'', como no Panamericano 2007 sediado pela gente. O investimento em atletas de certos esporte pode dar a impressão de uma falsa pujança esportiva para justificar os gastos e investimentos.

Fica aí, uma mostra da opinião de colegas experientes, para esse evento que é considerado a ''joia da coroa'' do mundo esportivo.

Visite o nosso site: www.luizandreoli.com.br

Siga a nossa página no Instagram: @luizzandreoli